quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Sabemos que a Matemática é a mais antiga das ciências e que a sua origem se esconde nas areias da antiga civilização egípcia. Como Aristóteles explica: “A matemática nasceu nas vizinhanças do Egito, porque aí era concedido tempo livre à classe sacerdotal.” (cit. in Burton, 1985, p. 32)
Ora, todo o conhecimento que temos hoje sobre a Matemática egípcia baseia-se em dois grandes documentos: o "Papiro de Rhind" e o "Papiro de Moscovo". Outros documentos importantes são os papiros de Berlim, de Kahun e do Cairo.
Mas o mais importante. Acredito que seja o papiro de Ahmes ou Rhind (nome dado em homenagem a A. H. Rhind).
O papiro de Rhind é um longo papiro de origem egípcia datado de cerca de 1650 a.C. Têm aproximadamente 5,5 m de comprimento e 0,32 m de largura. Contém 85 problemas ligados à Aritmética e à Geometria, com as respectivas soluções. Estes problemas são, na sua maioria, problemas ligados ao quotidiano da época e que procuravam apresentar métodos e fórmulas que permitissem resolver assuntos que surgiam diariamente, tais como o preço do pão, a armazenagem de grãos de trigo, a alimentação do gado, etc.
Este papiro é datado de cerca de 1650 a.C. e foi copiado, em escrita hierática [uma forma simplificada da escrita hieroglífica] de um trabalho mais antigo, [aproximadamente  200 anos, pelo escriba Ahmes ou Aahmesu, cujo nome significa "Filho da Lua". Esteve perdido durante muitos séculos até ser encontrado pelo advogado e antiquário escocês Alexander Henry Rhind que o comprou, por volta de 1850, em Luxor, no Egito. [século XIX]. Hoje está exposto no Museu Britânico, em Londres.
Conhece-se muito pouco sobre a intenção do papiro. Se há indicações de que poderia ser um documento com intenções pedagógicas ou mesmo um simples caderno de notas de um aluno, para outros historiadores representa um guia das matemáticas do antigo Egito, pois é o melhor texto de matemática.
Basicamente o papiro dá-nos informações sobre aritmética, frações, cálculo de áreas, volumes, progressões, repartições proporcionais, regra de três simples, equações lineares e trigonometria básica.
Em breve falaremos mais sobre o matemático A. H. Rhind.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/p/Bwoe5f6gHnv/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=irqvyfrn0k5f