segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Elon Lages era pesquisador emérito do (IMPA), instituição da qual foi diretor em três períodos distintos. É autor de mais de trinta livros sobre matemática, alguns dos quais se destinam à formação e aperfeiçoamento de professores do ensino médio.
Mestre e Doutor (PhD) pela Universidade de Chicago, ganhador por duas vezes do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e recebedor do Prêmio Anísio Teixeira do Ministério da Educação. Seus trabalhos de pesquisa envolvem topologia  diferencial e topologia algébrica, e geometria diferencial.
Iniciou sua carreira como professor secundário em Fortaleza, Ceará. Bacharelou-se em matemática pela Universidade Brasil (hoje UFRJ), em 1953 e obteve os graus de mestre (MSc) (1955) e doutor (PhD) (1958) em matemática pela Universidade de Chicago. É um Guggenheim Fellow, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
É Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade de Brasília (UnB) e da Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pela Universidad Nacional de Ingeniería (UNI).
Lima morreu em decorrência de uma pneumonia, deixando cinco filhas, onze netos e sete bisnetos. Quem consultar sua árvore genealógica matemática será levado a crer que ele não teve descendentes acadêmicos, pois não orientou alunos de doutorado, só de mestrado. Nada mais equivocado, como o próprio Elon tratou de esclarecer numa entrevista de 2003: “Meus alunos estão pelo Brasil inteiro, através dos livros.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/p/Bwoe5f6gHnv/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=irqvyfrn0k5f