terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Fórmula de Bhaskara

A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau cujo nome homenageia o grande matemático indiano que a demonstrou. Essa fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes. Vale lembrar que coeficiente é o número que multiplica uma incógnita em uma equação.

domingo, 9 de dezembro de 2018

Pi


A constante, cuja aproximação numérica é  muito importante na arte. O PI, também chamada de Divina Proporção, parece estar presente em quase todas as proporções dimensionais da natureza e é de grande auxilio aos artistas plásticos eu buscam o realismo em suas obras. 
Número Pi (π) é um número irracional cujo valor é 3,14159265358979323846…, ou seja, uma sequência infinita de dígitos.
O Pi resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro de um círculo (π = perímetro / diâmetro).
Se medirmos toda a volta de um círculo com fita métrica obtemos a medida do seu perímetro. O diâmetro, por sua vez, é a medida obtida de uma ponta a outra desse círculo.
Dividindo a medida do perímetro pela medida do diâmetro, o resultado será o número pi.
Estudado desde a antiguidade, conforme mostram os registros históricos, o número pi continua aguçando a curiosidade dos estudiosos. O motivo é que o seu cálculo resulta em trilhões de casas decimais.
Entre os babilônios e os egípcios foram encontrados cálculos que se aproximavam do Pi. Eles já sabiam que a razão entre o perímetro e o diâmetro era superior a 3.
Mas foi apenas no século XVIII que o mesmo passou a fazer parte dos símbolos matemáticos. O primeiro a propor a sua utilização foi o matemático galês William Jones.
O símbolo (π) é uma letra grega minúscula, a primeira da palavra περίμετρος, que significa “perímetro” (em português).
É denominado de Constante de Arquimedes. Isso porque foi o matemático Arquimedes a primeira pessoa a calcular e obter a razão entre o perímetro e o diâmetro.
Mas depois de Arquimedes, o cientista Ptolomeu conseguiu se aproximar ainda mais do valor de Pi.
O número Pi é infinito. Por esse motivo, ele é representado com reticências no fim. No entanto, muitas vezes utiliza-se apenas 3,1416, ou 3,14, para facilitar os cálculos matemáticos.
Importa referir que as calculadoras limitam o números de casas decimais, pois não cabem tantas casas nelas. A descoberta de tantas casas tornou-se possível graças aos computadores.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

H? h?

Esse tipo de desafio as pessoas costumam fazer muita confusão.
Então temos apenas que saber a nomenclatura correta de horas.
Considerando a nomenclatura em relação a abreviação de “horas”, essa deve ser com letra minúscula.
Veja o exemplo: a apresentação terá início às 10h. Portanto, nunca use “às 10H”.
Em se tratando de minutos, devemos optar pelas formas evidenciadas a seguir:
Chegamos às 10h30min, ou simplesmente 10h30.
Ou seja, a resposta correta será a alternativa e) 10h30.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2018


A potenciação é utilizada para representar uma multiplicação de fatores iguais.
No caso específico -7 ^ 2 é diferente de (-7) ^ 2 porque  no primeiro exemplo não se está elevando ao quadrado o sinal negativo enquanto no segundo o sinal  esta sendo elevado ao quadrado.

-7 ^ 2= - 49
(-7) ^ 2= 49

Pela Valorização dos Profissionais da Educação.


domingo, 2 de dezembro de 2018

Número Mágico

1089 é conhecido como o número mágico. Veja porque:
Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior:
875 - 578 = 297
Agora inverta também esse resultado e faça a soma:
297 + 792 = 1089  (o número mágico)
Aviso: antes que você nos envie um e-mail dizendo que não funciona com determinados números, lembramos que devem ser usado três dígitos no cálculo. Exemplo:
574 - 475 = 099
099 + 990 = 1089
Mas atenção, caso o número de três dígitos seja um palíndromo, então o truque não funciona! Números palíndromos ou capicuas, são números que se lidos de trás para frente são iguais.
Assim o resultado obtido na subtração é igual a ZERO. Exemplo:
656-656=0
#maismatemagika

sábado, 1 de dezembro de 2018

Cubo Mágico

A invenção do cubo mágico se deu no ano de 1974 e se relaciona diretamente com a matemática, a intenção do criador, o jovem professor húngaro Erno Rubik, era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos. É  um quebra-cabeça em forma de cubo com seis cores (uma para cada face), vinte e seis peças cubicas que se articulam entre si devido ao um eixo central fixo (oculto dentro do cubo) dispostas numa configuração 3x3x3 com mais de quarenta e três quintilhões de combinações diferentes e apenas uma correta. Em 1981, um matemático desenvolveu um algoritmo para resolver o cubo de qualquer posição em no máximo 52 movimentos. Em 1990, esse número era de 42, em 2005 era de 28 e, em 2010, esse número caiu para 20. Para esse cálculo, até o google entrou na brincadeira, pois foi necessário um “super computador” para auxiliar.
#maismatemagika

Existe Zero Em Algarismos Romano?

Os romanos, tal como os gregos, nunca usaram qualquer símbolo para denotar o zero. Esta é a razão por que não houve ano zero no nosso calendário, e fonte de tanto debate acerca da passagem do milênio.   Arquimedes poderá ter usado a letra grega omicró (inicial de "ouden" = lacuna, nada) para indicar a ausência de minutos ou segundos num arco. Mas parece mais verosímil que tenha tido origem nos sistemas de numeração posicional dos hindus, dos quais existem documentos de data incerta (talvez do século III) onde se  regista o seu uso. Estes podem ter ido buscar o símbolo ao mesmo "ouden" dos gregos. Já os Babilónios usavam um ponto com função de zero.  Leonardo Fibonacci refere-se aos numerais árabes nos quais inclui já o "zephirum" (zero).
#MaisMatemágika

https://www.instagram.com/p/Bwoe5f6gHnv/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=irqvyfrn0k5f