quinta-feira, 14 de março de 2019

Matemáticos e geeks estão em festa! Afinal hoje é 14 de março. E o que isso significa? Que hoje é o Dia Mundial do Pi!

O Dia do Pi é comemorado em 14 de março porque na notação norte-americana (3/14) — equivalente a 3,14 — é tido também como a aproximação mais conhecida de π.

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, no museu Exploratorium de São Francisco. O fundador do Dia do Pi foi o físico Larry Shaw, que morreu em agosto do ano passado.

Em 14 de março de 1988, funcionários e visitantes do Exploratorium marcharam em torno de um dos espaços circulares do museu. Depois, comeram tortas de frutas, porque a pronúncia de Pi se assemelha a Pie (torta, em inglês). Após a data inaugural, o museu ainda acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.

A data criada por Shaw ganhou tanta relevância que o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) costuma enviar as cartas de aceitação aos novos alunos exatamente no Dia do Pi.

A ORIGEM DO PI

Registros históricos mostram que na Antiguidade o Pi já era estudado. Tanta curiosidade em torno do número se dá justamente porque seu cálculo resulta em trilhões de casas decimais.

Embora entre os babilônios e os egípcios tenham sido encontrados cálculos que se aproximavam do Pi, foi apenas no século 18 que ele passou a fazer parte dos símbolos matemáticos.

O primeiro a propor sua utilização foi o matemático galês William Jones. O símbolo (π) é uma letra grega minúscula, a primeira da palavra περίμετρος, que significa “perímetro” (em português).

O número Pi é infinito. Por essa razão, sempre é representado com reticências no fim. Para facilitar os cálculos, utilizamos apenas parte de suas casas decimais (3,14).

Uma brincadeira bacana nesse “feriado matemático” é tentar encontrar sua data de aniversário nas casas decimais do Pi. Quer tentar achar o seu?

Acesse:  http://www.mypiday.com/

Fonte: IMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/p/Bwoe5f6gHnv/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=irqvyfrn0k5f