segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Dica de Filme:
Continuando a saga de biografias aqui temos a história de Srinivāsa Rāmānujan, gênio da matemática autodidata indiano, vivido por Dev Patel, que tem origem pobre na cidade de Madras. Sem formação acadêmica e já casado, ele procura emprego com afinco, porém só recebe olhares e comentários que ressaltam sua inadequação para os cargos. Até o momento em que consegue um trabalho como assistente em uma firma de contabilidade.
Então Rāmānujan escreve uma carta ao matemático Hardy (Jeremy Irons), em Cambridge, falando sobre suas equações e pedindo para continuar seus estudos. Hardy se impressiona e chama Rāmānujan para Cambridge. Homem religioso, Rāmānujan sabe que não poderia ir, mas crê que Deus lhe mostra os números e portanto é sua missão continuar. Com pesar, deixa família e mulher em Madras para concluir os estudos e ter seu nome nos anais da história.
O filme encara questões importantes como o racismo dos britânicos em relação aos indianos.
Porém, é ótimo que um filme desses mostre ao público tamanho gênio que Rāmānujanfoi, como encarava as coisas com uma certa inocência e romantismo e como a parceria com Hardy mudou de fato suas vidas e a de todos nós. Uma pena ter sido tão breve – terminando aos 32 anos devido à tuberculose -, considerando que suas descobertas continuam a ter repercussões
Não deixe de ver o filme e testemunhar um gênio pouco reconhecido pelo público geral.

Fonte: Quadroaquadro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/p/Bwoe5f6gHnv/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=irqvyfrn0k5f